Design e Conteúdo

Olá! Meu nome é Luciana Baréa, sou Cofundadora, Designer e Redatora na agência UiDU. Minha formação acadêmica é em Direito, com Pós-Graduação em Direito Tributário.

Mas o quê? Eu li Direito? E o designer para onde foi?

Pois é! Descobri minha paixão por designer um pouco depois de me formar em Direito, lá em 2009 - concluí a faculdade em 2007.

Mas antes disso, já havia descoberto meu amor pela escrita.

Sério, eu simplesmente amo escrever. Quando estou desenvolvendo conteúdo sinto uma satisfação plena, uma sensação de estar cumprindo minha missão nesse mundo. Pode parecer forçado, mas é exatamente essa a sensação.

Meu amor pela escrita veio bem antes da minha paixão pelo designer - esta última, na minha visão, ainda está engatinhando.

Me lembro que sempre fui uma aluna muito elogiada pelos professores de português. Não rara as vezes em que era chamada para escrever poemas, textos que narravam uma história ou uma peça de teatro voltada para os alunos da escola. Eu sempre era convidada para participar de projetos que mesclavam arte e escrita, numa dança criativa entre ilustrar a fala e dar vida ao desenho.

Sempre me saí muito bem no desenvolvimento de conteúdo. Me considero melhor na escrita do que na fala e tenho uma certa facilidade para discorrer sobre qualquer assunto que exija um certa criatividade na elaboração do conteúdo.

Já minha paixão pelo designer começou quando abri meu primeiro negócio, por volta de 2009.

Queria contratar uma agência de publicidade para desenvolver alguns panfletos e cartões de visita, para ajudar na divulgação, porém achei um pouco caro, pois, não tinha muito dinheiro em caixa, e resolvi eu mesmo aprender a desenvolver os tais, começando pelos panfletos.

Aprendi por conta própria mexer no Corel Draw - já tinha "brincado" com alguns programas de edição de imagens, lá em 2004, mas de forma superficial - e foi então que fiz meu primeiro projeto - um flayer (tãdã!) - modéstia a parte, foi muito elogiado pelo meu sócio e pelos clientes que chegavam até o comércio, através dele.

Foi aí que descobri uma nova forma de significar o mundo.

Após passar alguns anos, trabalhando apenas com o Corel Draw e desenvolvendo alguns projetos, resolvi buscar uma nova ferramenta, a qual pudesse me sentir mais livre no processo de desenvolvimento criativo, foi então que descobri o Adobe Illustrator.

Sou completamente apaixonada por essa ferramente e por toda a liberdade que ela permite no processo de criação e desenvolvimento, é simplesmente fantástica.

Desde então venho me dedicando a aprendizagem diária e desenvolvendo diversos projetos em Illustrator, Photoshop, desenvolvimento de layout para Wordpress, e-commerce, conteúdo criativo para blogs, dentre outros.

Também estou me aprofundando em copywriting e fazendo um curso de Motion Design.

Por enquanto é isso pessoal...

E aí, vamos desenvolver o seu projeto?

Projetos que mais gosto de desenvolver

  • Conteúdo Criativo100%
  • Illustrator95%
  • Layout90%
  • Motion Design80%